domingo, 25 de janeiro de 2015

PARVOVIROSE CANINA

                                       
           
A parvovirose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um vírus de tamanho extremamente pequeno, o parvovírus, observado em diversos animais. A partícula infecciosa é bastante resistente, sobrevivendo na presença de pH entre 3,0 e 9,0, à inativação a temperatura de 56º C
por 60 minutos e tratamentos com solventes orgânicos, podendo sobreviver no meio
ambiente durante meses e anos. A única coisa capaz de eliminar o vírus é o cloro e/ou desinfetantes  específicos para a eliminação do vírus. Como por exemplo o Herbalvet T.A.
O vírus é transmitido pela eliminação das fezes. Muito comum em cães jovens, que ainda não tem o sistema imunológico formado e ainda não completaram o esquema de vacinação.
Acredita-se também que insetos e roedores podem transportar o vírus de um local para o outro.
              (Animal com diarréia de sangue causada pelo parvovírus)
Após o contato com o vírus, de quatro a cinco dias da infecção instalada, os sintomas começam a se apresentar, neste período o vírus chega à corrente sanguínea e atinge o intestino e a medula óssea causando sintomas como perda de apetite, depressão, febre, vômito, diarreia com presença de sangue com desidratação rápida, diminuição da temperatura corporal, icterícia (amarelamento da pele e mucosas devido à hepatite) e infecção bacteriana secundária. O parvovírus pode atingir também o músculo cardíaco, causando miocardite e levando ao quadro de insuficiência cardíaca com dificuldade respiratória, fibrose do miocárdio e por fim o óbito.

Alguns fatores contribuem para aumentar a severidade da doença, como o estresse, condições desfavoráveis em canis super lotados e mal higienizados, infecções bacterianas secundárias, ação conjunta de outros vírus (cinomose, coronavirose, etc) e endoparasitismo (verminose).
O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue tradicionais com base na contagem das células brancas sanguíneas (leucócitos). Ou através de um teste rápido com amostra de fezes e vômitos. Na parvovirose encontra-se uma contagem reduzida de glóbulos brancos (leucopenia).
A melhor forma de prevenir a parvovirose é vacinar o cão anualmente. E, em se tratando de filhotes não se deve levar o mesmo para passear enquanto o quadro vacinal ainda não estiver completo. O Médico Veterinário responsável pelas vacinas do filhote deve informar aos tutores a partir de qual data o filhote poderá iniciar seus passeios diários. A limpeza do ambiente também é de suma importância na prevenção, devem-se usar desinfetantes apropriados, pois somente estes eliminam o vírus.


3 comentários:

  1. Boa Tarde Dra Paloma,
    Tive um cachorrinho que ficou doente em minha casa, pelos sintomas que vi na internet e ele apresentou tudo indica que seja a parvovisore,isso foi em setembro e esse cãozinho acabou nao resistindo após 1 semana, ele ficava dentro de casa, pois o quintal é pequeno, agora to pretendendo adotar outro cãozinho, mas estou com medo de que ele possa ficar doente tambem, pois ele só tomou 2 doses da vacina V10, ainda falta a ultima. O que me aconselha? Há risco de ele ser contaminado se eu o levar para casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela,sou estudante de veterinaria e segundo o que ouvi de professores é aconselhavel que esteja com todas vacinas em dia antes de levar ele para sua casa pois mesmo faltando apenas 1 ainda há risco. Quando ele tomar a ultima espere uns 3 dias para que ela atue no organismo e assim poderá leva-lo para casa com mais segurança.

      Excluir
  2. Ola bom dia tive uma filhote de malte que comprei mas com 10 dias em casa ela começou a vomitar e nao comer levei ao veterinário ele fez o teste e constatou-se parvo .foi internada imediatamente mas não resistiu o tratamento. Meu quintal nunca teve esse virus .agora para desinfectar ele qual produto posso usar ja lavei ele com cloro puro uma 3 vezes .agora estou em dúvidas sobre o herbalvet TA ou Virkon S .pois o cara que me vendeu a cachorrinha me deu outra para repor mimha perca hoje ela esta na casa de parentes ate eu desinfetar o quintal .o que vcs podem me ajudar

    ResponderExcluir