segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ALERTA! NESSE VERÃO CUIDADO COM A HIDRATAÇÃO DOS NOSSOS PETS!

Assim como acontece com os humanos,cerca de 80% do corpo dos cães e gatos é composto por água. A desidratação é um sintoma da falta de líquidos e eletrólitos, que são fundamentais para o funcionamento adequado das células do organismo.A desidratação pode ocorrer em tempos de calor excessivo ou nos casos em que o animal apresenta vômitos ou diarreia constante: a perda dos líquidos leva à desidratação com consequências fatais caso não tratadas imediatamente.

Nem sempre o focinho é um bom indicador de desidratação. O melhor é examinar as gengivas do cão ou gato, já que, quando desidratados, tornam-se mais ressecadas. Outro sinal de que um cão está desidratado que pode ser observado em casa é através de um simples teste do “puxão de pele” (Estado de Carne): 
Puxe suavemente  a pele do animal na região do abdômen ou um pouco abaixo do pescoço. Em cães hidratados, ela deve ter o tônus normal e voltar rapidamente para o lugar. Nos quadros de desidratação, a pele demora um pouco para voltar. Quanto mais severa a desidratação, mais demorado será o tempo para a pele voltar ao normal. 
Perda de apetite, encostado pelos cantos, sem forças para caminhar, as pernas ficam bambas, olhos fundos, orelhas caídas e uma expressão de sofrimento. Um cão ou gato que esteja visivelmente desidratado deve receber atenção veterinária imediata, incluindo fluídos intravenosos, para repor os líquidos e evitar novas perdas.
Para a desidratação leve (ausência de vômitos e diarreia) a água de coco é uma ótima opção.
Animais de estimação não suam como os seres humanos. O controle da temperatura corporal (transferindo calor e esfriando o corpo) é feito por meio da boca e pelos coxins planares (almofadinhas). Por esse motivo é comum cães se mostrarem ofegantes.
Em tempos de calor, principalmente no verão, é importante ficar atento à ingestão de água pelo seu cão, sempre disponibilizar um local com sombra e água fresca é fundamental.
Dentro de Casa: em dias quentes, cães e gatos irão procurar lugares bem arejados. Dispor de potes com água sempre fresca em diversos locais da residência. Outra possibilidade é usar ventilador ou ar-condicionado para ajudar a amenizar as altas temperaturas do dia.
Na Hora do Passeio: É importante levar o cão para passeios em horários com sol e calor menos intensos. Antes das 11:00 horas e depois das 17:00 horas, por exemplo. Não esqueça de levar água fresca (Bebedouro para Passeio), evitando a desidratação, mas também problemas como insolação e queimaduras.
Bebedouros Disponíveis no Mercado:
 


                           Abaixo troca de calor (cão suando):




Nenhum comentário:

Postar um comentário