segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

OBESIDADE EM CÃES E GATOS!



                                                                           



Com o passar do tempo, a domesticação deu ao cão e ao gato o privilégio de ser os mais bem cuidados dos animais domesticados pelo homem. Isto significa que pode desfrutar da nossa comida, e também compartilhar os nossos maus hábitos. Com isso os animais acabam sofrendo com a obesidade assim como nós. Mas diferente de nós, eles comem o que lhes é servido, o que significa que os responsáveis pela obesidade dos cães e gatos, somos nós mesmos.

A obesidade em cães e gatos é definida como sendo o acúmulo excessivo de gordura, decorrente de alteração no balanço energético, no qual a ingestão (consumo de alimento) é maior que o consumo calórico (gasto energético).Atualmente a obesidade é a desordem nutricional mais frequente tanto em cães como também em gatos. Em todo o mundo a incidência da obesidade em cães varia entre 25 a 40%. O aumento na incidência de obesidade deve-se principalmente ao sedentarismo em que têm vivido os animais de companhia.Além disso, o desenvolvimento de alimentos altamente calóricos e palatáveis para cães e gatos contribui para o desbalanço energético que leva à obesidade.

De um modo geral, cães e gatos ficam obesos devido a algum desajuste no sistema endócrino, no entanto, a maioria dos animais desenvolve obesidade como consequência de excessos de alimentação. Poucas pesquisas foram realizadas sobre os efeitos da obesidade em cães e gatos portadores de doenças cardíacas, mas é provável que seja prejudicial, uma vez que a obesidade apresenta efeitos adversos sobre as atividades cardíacas, funções pulmonares, ativação neuro-humoral, pressão sanguínea e ritmos cardíacos, conforme pesquisas realizadas com seres humanos e animais. Cães e gatos severamente obesos e portadores de doenças cardíacas, após uma dieta para perder peso, demonstram-se menos dispneicos (com menor falta de ar) e mais ativos. A redução adequada do peso é uma tarefa difícil. As principais causas de obesidade são: refeições diárias excessivas, atividade física insuficiente, fornecimento de “restos” de comida ao cão, compartilhamento de doces com os animais etc. É importante que todos os membros da família sejam informados sobre os riscos da obesidade. Tenha certeza de que apenas uma única pessoa é responsável pela alimentação. Existem inúmeras oportunidades para que os outros auxiliem na missão de emagrecer o cão, como sair para passear ou brincar com ele. 

Os cães podem ter necessidades energéticas muito diferentes, dependendo de fatores como raça, sexo, pelagem, idade, atividade física, estilo de vida e temperamento individual.Portanto avalie a necessidade energética do seu animal.
Tente pesar seu animal pelo menos uma vez por mês (a pesagem semanal é ainda melhor). Se ele estiver muito pesado para erguê-lo, peça ajuda ao veterinário: O veterinário também pode ajudá-lo a identificar o peso corporal ideal de seu cão e selecionar a nutrição de acordo com esse peso.
A idéia do peso corporal não é o único meio de avaliar a situação. Ao olhar seu animal de cima ou de perfil, você deverá ser capaz de visualizar a cintura com clareza. Se a barriga estiver muito proeminente,é hora de tomar uma atitude. 
Se você tiver dificuldades para estimar o peso corporal ideal de seu animal, novamente peça ajuda ao Veterinário. Esse profissional será capaz não só de estabelecer um peso-alvo, mas também de elaborar um programa de emagrecimento totalmente adaptado. A perda de peso deve ser um processo lento e regular, envolvendo não mais de 1% do peso corporal total por semana. O principal objetivo é evitar o efeito rebote, muito frequente quando se perde peso com muita rapidez.Como proprietários, somos responsáveis em zelar pela saúde de nossos animais. Isso inclui o check-up regular do peso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário