segunda-feira, 12 de outubro de 2015

VACINANDO CÃES FILHOTES

A vacina é de extrema importância para o seu animal, visando à proteção do seu pet contra as mais variadas doenças. Para ser bem sucedida, à vacinação deve ser seriada, ou seja, devemos ministrar a primeira dose entre 45 e 60 dias de vida e depois mais dois reforços em média.

Aqui no Brasil os cães costumam ser vacinados contra cinomose, parvovírose canina , hepatite canina infecciosa (adenovirus tipo 1), vírus da parainfluenza, leptospirose e suas diferentes cepas (L. canicola, L. grippotyphosa, L. icterohaemorrhagiae e L. pomona), adenovírus tipo 2, coronavirosa canina, além da tosse dos canis (bortetella bronchiseptica)  e raiva separadamente. 

Deve existir um planejamento de vacinação que comporte várias doses de vacinas no que se refere aos filhotes, o qual deve ser feito em função da idade, dos desafios de campo existentes no local da moradia do animal, dentre outros fatores. Tal conduta se faz necessária pois os animais não respondem  da mesma forma e ao mesmo tempo à vacinação. Um esquema de doses múltiplas serviria para, então, proteger tanto os mais precoces quanto os mais tardios.
Além disso, o animal a ser vacinado deve ter excelente saúde, ser livre de parasitas e permanecer em "quarentena" até o fim das primo-vacinações, isto é, não deve sair à rua ou entrar em contato com outros animais que possam transmitir doenças. A vacinação ajuda não só a manter seu filhote saudável, mas também a evitar a disseminação de doenças, beneficiando a população de cães domésticos como um todo. Seu animal somente estará protegido contra as diferentes doenças para poder sair as ruas e passear entre 15 e 30 dias depois de terminado todo o esquema de vacinação.
Ao ser vacinado, o filhote recebe uma pequena dose de vírus ou bactérias para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses agentes. Tais agentes virais ou bacterianos geralmente estão mortos ou inativados e, por essa razão, são incapazes de provocar a doença. 
O reforço anual de todas as vacinas é necessário e imprescindível para a boa saúde do seu parceiro. SERÁ? Vários estudos atualmente estão apontando para outros caminhos! Mas isso é assunto para outro artigo!

IMPORTANTE => verifique se a caderneta de vacinação de seu amigão está em dia e em caso negativo procure um Médico Veterinário o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário